A novidade é especialmente útil para quem costuma dividir o aparelho com crianças ou outros membros da família e quer ter a certeza de que seus dados estão seguros. Veja como adicionar um usuário convidado e configurá-lo no sistema móvel do Google.

Passo 1 – Acesse as “Configurações” do aparelho e vá até a opção “Usuários”;

acesse-as-configuracoes-de-usuario-do-android

Passo 2 – No item “Convidado”, toque no ícone de engrenagem ao lado e, na tela seguinte, escolha se quer permitir que o usuário faça ligações telefônicas ou não;

decida-se-quer-bloquear-ligacoes-para-o-convidado

Passo 3 – De volta à tela anterior, toque em “Convidado” para fazer log off de sua conta e entrar como um convidado.

faca-login-como-convidado

Criando um novo usuário

Além do usuário convidado, é possível habilitar um novo usuário com nome fixo, ideal para controlar exatamente quais apps ficam disponíveis para cada filho, por exemplo. Para tanto, volte à tela de usuários e escolhe “Adicionar usuário”, confirmando sua escolha na tela seguinte em “OK”.

crie-um-novo-usuario-com-uma-conta-google-diferente

O smartphone irá fazer log off e oferecer a habilitação de uma nova conta Google no aparelho, como se estivesse ligando pela primeira vez. Basta seguir as instruções na tela.

Trocando de usuário rapidamente

Após a criação tanto do usuário convidado quanto do fixo, eles ficam acessíveis por meio da tela de atalhos do Android na tela inicial. Para acessá-los, toque na sua foto e escolha na lista qual usuário você deseja fazer login.

acesse-os-usuarios-pela-tela-de-atalhos-do-android

Pronto. Agora você pode ficar tranquilo na hora de emprestar seu smartphone para algum familiar em emergências ou para seus filhos brincarem. Isso porque um usuário fixo ou convidado não tem acesso aos seus dados, então mensagens, histórico de ligações e outras informações ficam guardadas só para você.