O Moto G 2015 traz consigo uma funcionalidade muito interessante voltada para o gerenciamento de múltiplos cartões SIM. Automaticamente, o sistema é capaz de reconhecer qual é a melhor operadora para a sua próxima ligação ou mensagem de texto. Para ativar essa função, basta ir até as Configurações do Sistema> Cartões SIM e habilitar a chave “Seleção automática do SIM”. Essa função é automatizada com o tempo, ou seja, quanto mais você utilizar seu dispositivo para ligações mais inteligente será o gerenciamento dos chips SIM.

1. Dual-SIM com gestão inteligente

Ainda sobre as funções dual-SIM, existe a possibilidade de trocar de operadora durante uma ligação. Caso você tenha errado o chip da operadora desejada, basta clicar em “Trocar SIM” enquanto a ligação estiver sendo realizada. Com isso, o sistema irá migrar a ligação em andamento para o segundo ou primeiro SIM.

Gestão de Dual-SIM inteligente do Moto G 2015
Gestão de Dual-SIM inteligente do Moto G 2015

2. TV Digital HD

Se você adquiriu a TV Digital através do serviço Moto Maker, saiba que é possível explorar alguns recursos embarcados no aplicativo padrão de TV. O Moto G 2015 traz a função de TV Digital no padrão Full-Seg (1920×1080 pixels), com a possibilidade de gravar o programa que esta sendo exibido ou agendar a gravação para assistir depois. O botão “gravar” é responsável em armazenar o programa selecionado na memória interna do dispositivo e, caso você tenha um cartão microSD, o sistema fará a migração automática do arquivo gravado para a memória externa. Os videos salvos podem ser agendado para serem exibidos em um período determinado pelo usuário.

Além de gravar, o software de TV traz um guia com todas a programação de diversos canais que estão sintonizados com a antena do dispositivo. Para isso, aperte o botão “CH” e deslize com o dedo entre os canais e as listas de programações.

3. Configurar o Smart Lock

O Android Lollipop traz uma nova opção de segurança para os usuários, o Smart Lock. Ao parear um novo dispositivo via Bluetooth ou NFC, uma notificação irá perguntar se você gostaria de torná-lo um “dispositivo confiável”. Isso significa que você poderá desbloquear seu dispositivo sem a necessidade de senha quando estiver pareado com seu fone de ouvido Bluetooth, smartwatch ou caixa de som portátil.

Para acessar tal recurso, vá até Configurações > Segurança > Tela de bloqueio > e defina um bloqueio de tela seguro (padrão, PIN ou senha). Depois disso, você estará habilitado a usar o Smart Lock, na sessão “Avançadas” selecione  “Agente de confiança”; confirme seu PIN e habilite o recurso oferecido pelo Google.

smartlockmotogterceiro-w782
Configure o Smart Lock no Moto G 2015.

4. Ative a Moto Tela

Por padrão, o Moto G 2015 vem com o recurso Moto Tela ativo. Essa função traz um resumo simples e discreto de suas notificações na tela do dispositivo sem a necessidade de desbloqueio do mesmo. Basta tocar na tela do dispositivo para visualizar os ícones que representam as notificações de seus aplicativos mais utilizados. Você também pode utilizar um player de música diretamente da tela do Moto Tela. Vale lembrar que essa função não substitui a tela de bloqueio padrão do Android, caso você tenha optado por alguma senha para acesso ao dispositivo, como PIN ou desenho de linhas (padrão). A Moto Tela encontra-se no aplicativo Moto.

Moto Tela do Moto G 2015
Moto Tela do Moto G 2015

5. Moto Ações

Você pode acessar algumas funcionalidades do dispositivo realizando pequenos movimentos. Todos esse recursos por meio de gestos e movimentos podem ser configurados a partir do aplicativo Moto, que já vem embarcado no dispositivo de fábrica. Veja quais os movimentos disponíveis para o Moto G 2015:

  • Gire o pulso duas vezes de forma rápida para acessar a câmera traseira, mesmo quando o dispositivo estiver com a tela bloqueada
  • Com a câmera traseira ativa, gire o pulso mais duas vezes de forma rápida para que a câmera frontal seja ativada
  • Agite duas vezes o dispositivo (de cima para baixo) para ativar o flash de LED como lanterna
Ative recursos com movimentos e gestos no Moto G 2015.
Ative recursos com movimentos e gestos no Moto G 2015.

6. Moto Assist

O Moto Assist também pode ser acessado a partir do aplicativo Moto. Essa função permite ao usuário criar perfis que ajustam funcionalidades automaticamente no dispositivo. Por exemplo, é possível configurar uma mensagem de ausência temporária para um perfil definido como “trabalho”, entre 08:00 e 09:00 de segunda a sexta-feira. Além de automatizar recursos, o Moto G 2015 pode ler mensagens em voz alta quando necessário. Ao clicar em “editar”, é possível confirmar cada função e recurso dentro de um determinado perfil.

Gerencie perfis através do Moto Assist do Moto G 2015
Gerencie perfis através do Moto Assist do Moto G 2015

Algumas dicas podem ser utilizadas em outros dispositivos da Motorola através do aplicativo Moto. 

E aí, quais desses recursos presentes no Moto G 2015 é o seu favorito?