1. Se o seu dispositivo tiver uma tela AMOLED (como muitos dos fabricados pela Samsung), utilize um fundo de tela escuro. As telas AMOLED só iluminam os pixels coloridos. Dessa forma, os pixels pretos ficam apagados e o dispositivo irá economizar bateria com fundos mais escuros.

2. Se a sua tela for AMOLED, também ajudar usar launchers escuros.

3. Não use o brilho automático da tela. Pode parecer útil, mas na realidade trata-se de uma função que configura muito mais luz do que precisamos. Sugiro que você ajuste o brilho manualmente e selecione o nível médio. Você pode sempre elevá-lo quando realmente precisar de mais luz.

4. A menos que realmente precise, desative a função de vibração do seu smartphone. Ela consome muito mais energia do que um toque normal. Também desligue o Haptic Feedback (resposta tátil), pois ele consome a bateria sem acrescentar muito à sua experiência de usuário.

5. Use apenas baterias originais. Economizar dinheiro comprando baterias potencialmente prejudiciais ao seu dispositivo pode sair bem mais caro no final. Essa não é uma boa opção.

6. Configure o seu smartphone para que a tela seja desativada em pouco tempo. Do contrário, sua bateria será cosumida mais cedo com tempo de tela ativa desperdiçado. Um usuário médio olha a sua tela 150 vezes por dia. Não é difícil imaginar como poderíamos economizar energia fazendo com que ela seja desativada mais rapidamente.

7. Configure o modo de bloqueio para desligar a WiFi e a transferência de dados quando não precisar deles. Você também pode configurar o modo de voo enquanto dorme ou durante uma reunião no escritório.

8. Desabilite as características e comandos gestuais, especialmente se tiver um Samsung. A menos que realmente use essas funções, que consomem muita bateria.

9. Desligue o GPS, Bluetooth, NFC e a WiFi quando não precisar. Se usar o smartphone sempre em casa ou no trabalho, é melhor ter o WiFi ativado e colocá-lo em suspenso em vez de ativá-lo e desativá-lo sempre.

10. Mantenha os seus aplicativos atualizados. Existe uma razão pela qual os desenvolvedores atualizam os seus aplicativos de tempos em tempos. Entre outras, há sempre a melhoria no rendimento do dispositivo e na vida útil da bateria.