Tem um celular Android antigo “sobrando” em um canto da casa? E um tablet? À medida em que avançamos entre as gerações de dispositivos móveis, mais e mais de nós estão acumulando verdadeiras coleções de aparelhos “ultrapassados”. E geralmente eles não servem para muito mais do que ocupar espaço e acumular poeira.

Mas aqui está um segredinho: seus gadgets abandonados são verdadeiras “minas de ouro”. Você só precisa encontrar o jeito certo de aproveitar seu potencial e lhes dar uma nova vida. Prepare-se, o Guia do Android vai mostrar a você dicas de como reaproveitar esse equipamento.

Veja também:

Note que alguns dos apps que mencionamos aqui podem precisar de uma versão mínima do Android para rodar. Em alguns casos é o Android 4, de 2011, mas incluímos também muitos apps que funcionam no Android 2.2 ou mais recente. Veja a página de cada app na Play Store para mais detalhes de compatibilidade.

Use o Celular android antigo como Câmera de segurança

Pode ser que você não esteja disposto a comprar uma câmera de segurança para a casa por considerar isso um gasto excessivo. Mas agora que você tem um novo , pode usar celular android antigo para este fim.

Nesse caso, você também precisará de um aplicativo. Há vários gratuitos disponíveis: Security Cam, Mobile Security Camera (FTP), o vMEye, entre outros.

Também é importante colocar o velho celular android antigo ligado a uma tomada, principalmente se você quiser que a câmera grave durante um período mais longo, como por exemplo, durante as férias.

E você ainda pode acompanhar tudo que sua nova câmera de segurança está registrando com um outro celular ou com um computador.

Transforme-o em um relógio sofisticado

Um smartphone antigo em uma dock pode se transformar em um relógio personalizável para sua mesa ou cabeceira da cama. O app gratuito Timely – Despertador é um bom começo, especialmente se além do relógio você também quer um despertador com múltiplos alarmes.

Se seu smartphone tem o Android 4.2 ou mais recente, o Beautiful Widgets Pro (cerca de R$ 7,00) é outro app que vale a pena conferir, já que tem um elegante screensaver “Daydream” que mostra não só as informações do tempo como também a hora atual.

Ambos os apps tem a opção de um “modo noturno” que diminui o brilho da tela enquanto o screensaver está rodando, para não atrapalhar o seu sono. O brilho volta ao normal assim que você toca na tela.

Gostou das dicas? Deixe sua sugestão de artigo que estamos te esperando.