Mas afinal, o que é root? O root (“raiz” em inglês) é um processo derivado dos sistemas Linux e aplicado também no Android para obter os direitos de superusuário, e assim ganhar acesso integral ao sistema e à permissão de modificá-lo de maneira livre.

Como funciona o root?

O processo de root envolve a instalação de um novo kernel no sistema. O kernel é o núcleo do sistema operacional, o software que organiza os processos num smartphone. Instalando um novo kernel modificado, temos à disposição soluções melhores para o gerenciamento dos processos do dispositivo.

Perderei a garantia do meu celular se fizer root?

Infelizmente todos os métodos invalidam a garantia do celular, mas alguns permitem a volta ao estado anterior mais facilmente (restaurando também a garantia). É preciso ter em conta que as modificações de software (também aquelas oficiais, como os updates) aumentarão um contador de sistema que será consultado no momento em que verificarem o seu celular na assistência. Dessa forma, restaurando os valores desses contadores irá também “restaurar” a sua garantia.

Para que serve o root do meu smartphone?

Como dito antes, você poderá obter o controle total do seu aparelho e instalar as ROMS customizadas que quiser, além de eliminar ou congelar aplicativos normalmente não modificáveis e efetuar backups completos de dados e aplicativos. Mesmo sem instalar uma ROM customizada, contudo, você ainda pode efetuar uma série de mudanças em seu celular com os inúmeros módulos do aplicativo Xposed Framework.

O que é uma ROM customizada?

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é uma ROM. Trata-se de um sistema baseado no Android. Se você utiliza um Samsung, terá a ROM da fabricante e a interface da TouchWiz, a LG usa a Optimus UI e assim por diante. Uma ROM customizada é um sistema modificado e personalizado por uma equipe de desenvolvedores, o qual frequentemente oferece mais opções do que a ROM nativa.

Custom-ROMs-w628

O que quer dizer flashear?

“Flashear” significa instalar uma nova ROM.

Receberei as atualizações oficiais depois do root no Android?

Sim e não. Um dispositivo rooteado não receberá os updates via OTA (over the air, ou remoto), mas eles poderão sempre ser instalados manualmente.

O que é uma Custom Recovery?

O Recovery é um modo do smartphone que serve para efetuar operações de recuperação e de correção de erros. PorCustom Recovery entende-se a instalação de uma recovery diferente da original, mais abrangente, com mais funções e possibilidades de intervenção no sistema.recovery-samsung-w620

Quais são os riscos de inutilizar o meu smartphone?

No processo de root no Android existem alguns riscos, especialmente no caso de interrupção do procedimento no meio, ou de instalação de um kernel errado. Em geral, se você seguir os tutoriais, o risco de estragar o aparelho é mínimo.

Preciso de um computador para fazer root no Android?

Depende do aparelho. Alguns smartphones já podem ser rooteados com aplicativos que exploram as falhas de segurança do sistema, os chamados exploits.

Como remover o root do smartphone Android?

Para remover as permissões de root do Android, a melhor coisa é reinstalar a ROM oficial de origem. Segundo o modelo e os procedimentos utilizados, podem-se usar também aplicativos particulares (como o Triangle Away) para remover completamente o root do aparelho.