Desde a última quarta-feira, 29 de julho, o Google implementou uma mudança importante na loja virtual do Android, a Play Store. De agora em diante o ambiente da loja passará a exibir anúncios de aplicativos conforme a busca que o usuário realizar. A medida já estava prevista pela companhia desde fevereiro.

De forma semelhante como ocorre no site de pesquisas do Google na web, os aplicativos anunciados irão aparecer no topo da lista de resultados, porém serão identificados com a marca “Ad”, em amarelo (imagem abaixo).

play_buscas

A novidade funciona da seguinte maneira: os desenvolvedores interessados em promover seus aplicativos pagam uma quantia X ao Google para que tais apps seja exibidos quando os usuários pesquisam determinados termos. No exemplo da imagem, perceba que as buscas “reservas de hotéis” e “compras coletivas” levaram a uma relação de apps, sendo que os primeiros em cada uma delas possuem o registro que distingue aplicações patrocinadas.

Vale esclarecer que todo o controle / monitoramento das palavras-chave e do posicionamento do aplicativo nas pesquisas é executado por meio do Google AdWords, mesmo serviço utilizado para criação e acompanhamento de campanhas no buscador web.

Além de aumentar a renda da Google Play Store com a receita gerada pelos anunciantes, a novidade visa também estimular os programadores, que agora terão nestas campanhas de publicidade um meio objetivo e claro para aumentar a visibilidade de seus respectivos apps.