O Google liberou uma nova função em seu sistema que permite que você veja quando um restaurante ou local específico está lotado. A ferramenta promete ajudar as pessoas a se programarem e diminuírem aquelas filas gigantes que deixam qualquer um estressado.

Os cartões de localização do Google agora revelam uma seção, chamada de “horas populares”, junto ao número do telefone, endereço e o horário de funcionamento do estabelecimento. Segundo a empresa, a ferramenta tem como base o histórico de visitas ao lugar e não é uma informação em tempo real.

Para acessar tais informações, você só precisa procurar por um local para que o Google disponibilize o cartão de localização. Isso pode ser feito dentro do app do Google Maps ou fazendo uma busca no Google.

Depois disso, é preciso selecionar o botão “mais sobre” no canto inferior da tela e clicar no ícone “horas populares”.

Nele, você poderá ver como os horários de lotação variam de acordo com o dia da semana, hora e se você vai a pé.

Segundo o Google, a nova ferramenta está sendo disponibilizada aos poucos no mundo todo. Se você ainda não conseguiu acessar a função, até o final de semana deve ser possível utilizá-la, de acordo com a empresa.

O recurso já está sendo oferecido para smartphones com Android a partir do navegador e dentro dos aplicativos do Google Chrome e do Safari no iPhone.