A Microsoft tem investido de forma elevada nas plataformas da concorrência. Ao levar para esses sistemas operacionais as suas aplicações tem conseguido ganhar novos usuários e assim mantem o seu ecossistema unido.

Depois de vários meses de testes, chegou finalmente a hora de surgirem as versões finais do Microsoft Office para o Android, que agora abrangem não apenas os tablets, mas também os smartphones.

As versões para Android do Office seguem já a nova imagem que está preparada para o Office 2016 e também oferece as novas funcionalidades que a empresa tem desenvolvido.

Depois de alguns meses em testes, que contaram com o apoio da comunidade, e que serviram para limar eventuais problemas, as aplicações do Office chegam finalmente à Play Store e ficam disponíveis para todos.

Se antes era necessário pertencer à comunidade Google Plus para as poder instalar, agora estão acessíveis a todos e prontas a ser usadas.

office_android_2-720x514

Na prática a versão para smartphones do Office da Microsoft tem as mesmas funcionalidades que estão presentes na versão destinada aos tablets Android.

A sua interface está muito próxima também da versão disponibilizada para iOS, o que garante uma uniformidade na utilização e nas funções disponíveis, algo que a Microsoft procurava desde o primeiro momento.

O usuário pode ver, editar e criar documentos de forma colaborativa, podendo partilhar esses documentos com comentários, track changes e muito mais. Esta versão tem suporte para vários serviços da cloud, como por exemplo, OneDrive, SharePoint, Google Drive, Dropbox e Box.

Falta agora chegarem as versões finais dedicadas ao Windows e ao Windows Phone, o que deverá acontecer muito em breve. Espera-se que acompanhem a chegada do Windows 10, criando assim uma oferta integrada.

Esta aposta da Microsoft tem tudo para resultar positivamente. A chegada a novos sistemas operativos consegue garantir por um lado novos clientes para os seus serviços e por outro manter fieis os que já os usam outras plataformas.