Assim como acontece com as senhas numéricas, o padrão de desbloqueio de dispositivos Android também pode ser fácil de decifrar. Um estudo realizado por uma pesquisadora do Instituto Norueguês de Tecnologia analisou 4 mil combinações e descobriu que há grandes chances de as pessoas optarem por desenhos mais fáceis, tão simples quando as combinações “123456” e “password”.

No estudo, a pesquisadora Marta Loge descobriu , por exemplo, que 44% das pessoas começa a desenhar do círculo do canto superior esquerdo. 77% dos usuários escolhem desenhos que se iniciam em um dos quatro cantos. “Os seres humanos são previsíveis. Percebemos os mesmos aspectos utilizados ao criar um teste para descobrir um padrão de senhas PIN e alfanuméricas”, explica Loge.

Veja quais são os desenhos mais comuns:

20150820120506

Testes

Como acontece com todas as senhas, quanto maior o tamanho do desenho, mais difícil será de decifrá-lo. Enquanto senhas que toquem 4 círculos possuem 1624 combinações possíveis, as que passam por 9 (número máximo permitido pelo sistema) chegam a 140 mil.
Em testes realizados na universidade, os usuários tiveram que criar três desenhos diferentes: para um app de compras, um app bancário e para desbloquear um smartphone. A maior parte das pessoas optou por combinações simples de 4 círculos.”As pessoas usam o mesmo tipo de estratégia para lembrar um padrão como uma senha”, explica a pesquisadora “Vemos o mesmo tipo de comportamento.”
A pesquisa mostrou também que os homens são mais propensos a criar senhas longas do que mulheres, escolhendo um desenho mais complexo para o acesso à conta bancária.

Padrões complicados = mais segurança

Para aumentar a segurança, Loge indica a criação de sequências longas e que fujam do óbvio. Mas é preciso tomar muito cuidado: padrões muito complexos são difíceis de esquecer.

Outra dica é escolher desenhos com cruzamentos, que são mais difíceis de ser espiados por pessoas estranhas. Confira os exemplos dados pela pesquisadora:

20150820120614

Além disso, desativar a opção que torna o padrão visível pode impedir que se veja o desenho, aumentando ainda mais a proteção.