Tal praticidade tornou-se possível graças a uma atualização do aplicativo de buscas do Google no Android, que saiu nesta terça-feira (28), a qual implementou o novo recurso que também pode ser utilizado por apps terceiros, incluindo também os mensageiros Viber, WeChat e Telegram.

Disponível somente na língua inglesa, a princípio, a funcionalidade exige que o usuário tenha instalada em seu smartphone ou tablet a versão do app que suporte o serviço do Google Now.

Atendendo esta única condição, para testar a função basta acessar o aplicativo de pesquisa do Google no seu Android e dizer “Ok Google, envie uma mensagem WhatsApp para [nome do contato]” e depois aguardar o aviso pedindo-lhe que dite a frase. Caso prefira, também poderá fazer tudo em uma única etapa, como por exemplo: “Ok Google, envie uma mensagem Viber para [nome do contato]: vamos fazer o jantar amanhã à noite.

whatsapp2

Vale mencionar que, além dos aplicativos de mensagens instantâneas, a nova atualização do Pesquisa Google também se integra com apps de terceiros que realizam outras tarefas, como o Shazam por exemplo, sendo necessário inciar com o mesmo comando “Ok Google” antes de enviar a ordem.

Apesar da limitação da língua inglesa, a empresa já comunicou que está tralhando duro para adicionar mais idiomas e aplicativos em breve.

As informações foram retiradas do próprio blog oficial do Google.