Desta vez, a versão do sistema operacional da companhia asiática, que tem como base o Android 5.1.1 Lollipop, chegará em nível internacional, podendo ser baixada e experimentada por qualquer consumidor da empresa oriental, possuindo algum dos aparelhos presentes na lista de compatibilidade. A edição chega em 5.8.22 e oferece um conjunto de alterações consistentes no firmware da plataforma, ambiente virtual e aparência geral do software.

Na imagem abaixo, divulgada pela própria fabricante, é possível conferir quais modelos suportam a novidade:

Aparelhos atualmente compatíveis com a ROM da MIUI 7, ainda em fase beta
Aparelhos atualmente compatíveis com a ROM da MIUI 7, ainda em fase beta

Portanto, os clientes da Xiaomi que não possuírem um exemplar do Redmi 2, Redmi 1S, Mi 4i, Mi 4, Mi 3, Redmi Note 3G ou Redmi Note 4G ainda não são capazes de desfrutar de tudo o que há de bom na mais recente interface da mesma. Lembre que a MIUI 7 estreou publicamente junto ao Redmi Note 2 em 13 de agosto, chegando um dia depois, ainda em fase experimental, aos habitantes da China com uma unidade dos dispositivos citados em mãos.

Desta vez, qualquer interessado, independente de onde morar, será a possibilidade de instalar manualmente a ROM e aproveitar os fortes aperfeiçoamentos no sistema. A companhia criou um breve tutorial passo a passo:

Como atualizar para MUIU 7?

  1. Se você está usando a ROM global em fase beta, por favor abra o ‘Updater’ [ferramenta nativa da interface] e busque por atualizações.
  2. Esta versão enviada pelo método OTA ainda não está disponível para ROMs estáveis. Então se estiver usando uma ROM estável, precisa instalar a primeira ROM [do MIUI 7 beta] e realizar o flash manual.
  3. Ou você pode baixar todos os arquivos da ROM neste fórum e realizar o flash manualmente. Para ver algumas dicas de como fazer isso, por favor tenha como referência este link: http://en.miui.com/a-234.html
  4. Lembre-se de fazer um backup antes de realizar os procedimentos de flash.
MIUI 7 ganha forte inspiração no Android 5.1.1 Lollipop, além da adição de ferramentas importantes
MIUI 7 ganha forte inspiração no Android 5.1.1 Lollipop, além da adição de ferramentas importantes

Felizmente, o primeiro, e atualmente único, smartphone da Xiaomi a ser comercializado no Brasil, Redmi 2, está na lista de aparelhos que suportam a MIUI 7 beta, via ROM global. Portanto, caso a MIUI 6 já não satisfaça suas necessidades em software, ou simplesmente tornou-se enjoativa, pode se aventurar e flashear seu dispositivo manualmente. É claro que, tais processos são recomendados apenas para os hard-users, pois há chances de inutilizar o eletrônico caso alguma etapa seja realizada erroneamente. Portanto, tenha muita segurança se optar pelo caminho mais difícil, ao invés de aguardar pela atualização casual.