Com o anúncio do Galaxy S6, Samsung revelou o seu próprio sistema de pagamentos digitais para concorrer com o Apple Pay. O seu diferencial está em usar duas opções de pagamento móvel: NFC e transmissão segura magnética (MST). Você já conhece o NFC, que permite aproximar o smartphone de um terminal de pagamento para realizar transações. Enquanto o MST, por sua vez, consegue emular a tarja magnética do seu cartão de crédito ou débito.

A novidade está sendo testada pela Samsung atualmente na Coreia do Sul e consiste em ser algo bem simples que será adotada por grande parte dos usuários. Basicamente, é preciso apenas abrir o app Samsung Pay, selecionar um cartão e autorizar a transação tocando no sensor de impressão digital do S6. Em seguida, o smartphone gera um sinal que os terminais de pagamento entendem como a tarja magnética de um cartão.

Durante estes primeiros testes foi constatado que ao realizar o procedimento de acesso root em seu dispositivo, você não poderá mais realizar pagamentos com o Samsung Pay. Isso acontece porque quando você realiza o procedimento para dar acesso raiz aos seus aplicativos, o KNOX, sistema de segurança da sul-coreana, acaba sendo violado. Isso informa a empresa que o seu smartphone não está mais seguro, onde pessoas não autorizadas poderiam coletar dados do seu cartão de crédito.

id136056

Como pode ser visto naimagem acima, se você tiver realizado o processo de root em seu Galaxy S6, quando for usar o Galaxy Pay para fazer algum pagamento será exibida uma pop-up com a seguinte mensagem: Samsung Pay foi desabilitado por modificação não autorizada. Entre em contato com serviço de atendimento ao cliente.

Daí você deve estar se perguntando: se eu desfizer o procedimento de root poderei voltar a usar o Samsung Pay? Não. Só se você conseguir reverter o status do KNOX. Mesmo quando você remove o root ou reinstala a firmware de fábrica, o bootloader do smartphone ainda detecta que uma alteração foi feita. Em muitos aparelhos da empresa não é possível reverter esse aviso. Assim, o recurso Samsung Pay não poderá ser mais usado. Com isso, quem estiver pensando em experimentar a novidade quando ela chegar por aqui, é bom não realizar o procedimento de root em seu Galaxy.